top of page

Biografia

A trajetória do cantor e compositor pernambucano André Rio começou cedo. Neto, filho, sobrinho e irmão de músicos, aos 07 anos, cantava em festivais estudantis, aos 17 anos já era um intérprete consagrado dos festivais de Pernambuco. Com o sucesso, passou a montar os próprios espetáculos em teatros. O primeiro disco chegou em 1990, com grande influência da mpb e fez muito sucesso nas rádios.

 

O LP "André Rio e a banda modelo do meu terno", trouxe composições próprias e de seus parceiros, revelando, assim, o talento e a veia poética do cantor. No mesmo ano, André, também, lançou o compacto de frevo "Queimando a massa" para o carnaval. Em 1994, o artista gravou seu segundo disco: "Presença", que contou com vários destaques, entre eles a música "Sou teu amor", que virou nome de bloco na semana pré-carnavalesca de 1995, trazendo como atrações André Rio e Daniela Mercury. O projeto era ousado, mas a missão foi cumprida - André levou o frevo com todas as suas nuances para cima do trio elétrico e  hoje é um dos expoentes do Galo da Madrugada  e do carnaval pernambucano.

 

Não podemos esquecer que o frevo "Chuva de Sombrinhas" de sua autoria, junto com Nena Queiroga e Beto Leal, virou uma das músicas mais executadas e cantadas no carnaval pernambucano.

 

Em 1995, surgiu, ainda,  o projeto "Me leva", que seguiu pelos carnavais fora de época do nordeste, passando por cidades como João Pessoa, Fortaleza, Terezina, Maceio e Natal. A experiência de executar e divulgar a música pernambucana em trio elétrico - levou o artista à gravação de mais um cd, "Me leva". Lançado em 1998, o disco foi sucesso  no carnaval de Pernambuco. E foi em plena folia, ao som de sucessos como o frevo "o bicho vai pegar", que André recebeu seu primeiro disco de ouro. O cd "ao vivo" foi gravado num show em Recife, com participação especial de Alceu Valença.

 

A diversidade do repertório tem conquistado um público cada vez maior fora do brasil. Em 2000, 2001 e 2002, André alçou novos voos. Seguiu para a Europa com vários projetos musicais, todos voltados para a valorização e propagação  da cultura pernanbucana.

 

E, com Alceu Valença, Elba Ramalho e Naná Vasconcelos, o cantor participou da turnê "Pernambuco em canto" - nos festivais: "Latino americando festival ritmos", festival "Viva-afro Brasil" em Tübingen, festa da cidade de Zurique, festa da cidade de Geneve, "Festival jazz a Vienne", entre outros. O cantor, também, participou do maior festival de música do mundo, apresentando seu show na sala Stravinsk no original Montreux Jazz Festival. Nos anos seguintes, incorporou ao seu trabalho outras sonoridades como resultado da sua experiência musical no exterior e ai, lançou os cds: "Farol de Olinda" e na "Levada da Embolada" que têm uma linguagem mais moderna - fundindo o regional com o world music.

 

Em dezembro de 2006, em comemoração aos 100 anos do frevo, o artista lançou o cd "Cem Carnavais". Em 2007, celebrando os 20 anos de carreira, gravou cd e  dvd "Pernambuco Sou", no teatro da UFPE. O dvd conta com a participação de mais de 140 componentes entre artistas, músicos e técnicos. Neste show, André fez uma releitura de suas antigas canções, pincelou, ainda, seus maiores sucessos, cantou músicas de compositores pernambucanos , além de músicas inéditas. O resultado foi um dvd alegre, pulsante e contagiante. Sobre o novo trabalho André sentencia "Pernambuco sou" é o resumo de toda a minha carreira, mas é, sobretudo, uma declaração de amor a Pernambuco.

 

Em 2009, foi lançado o projeto - "Rapsódia Nordestina" - resultado da união de André Rio com o "Trio Sotaque" - formado pelos músicos Luciano Magno, Fábio Valois e Raimundo Batista. "Rapsódia Nordestina" é, antes de tudo, uma leitura inovadora e ousada de diferentes trechos das obras musicais e poéticas dos grandes representantes da cultura do nordeste brasileiro, empreendida pelos olhares sensíveis desses quatro músicos. 

 

A crítica e o público receberam bem o novo CD em todo o Nordeste e acabou resultando em uma memorável apresentação no Teatro Rival, no Rio de Janeiro com as participações de Elba Ramalho, Moraes Moreira e Roberto Menescal. Logo depois a Rapsódia seguiu para uma turnê na Europa: Milão, Roma, Lonato del Garda, Torino, Bélgica, Lisboa e no lendário Festival de Montreux, na Suíça. Em Milão, no Festival Latino Americando, André Rio e Olodum se apresentaram para uma plateia de 25 mil pessoas.

 

O cantor trouxe na mala a alegria de mais uma vez ter divulgado o melhor da música pernambucana e também o convite de Júlio Sobral, Vice Presidente da FOX Channels Italy, para voltar a Europa e se apresentar na emissora em Abril de 2010.

 

Em 2011, lançou o projeto denominado "Outras Bossas", com repertório voltado para MPB. O show era composto de canções de sua autoria e de diversos compositores brasileiros. No primeiro ano da edição do projeto, o Artista convidado foi Roberto Menescal. Em 2012,   foi a vez de Emilio Santiago. Em 2013, as artistas: Leni Andrade e Virginia Rodrigues. Em 2012, Lançou o Cd "Fervo", composto de frevos de sua autoria e de diversos compositores pernambucanos. em 2015, lançou o cd "Um abraço no frevo", em homenagem ao poeta e compositor  pernambucano: Carlos Fernando.

 

Em 2016,  comemorando os 15 anos da sua vitoriosa Turnê "VIVA PERNAMBUCO", André segui em  turnê por várias cidades da  Europa e lançou mais um cd em Portugal "VIVA PERNAMBUCO". Ao voltar para o Brasil, lançou o cd "Meu carnaval é Frevo" em jan/2017. Com esse cd, o cantor e compositor, ganhou em abril o prêmio de melhor cd de frevo da ACINPE (Associação dos Cantores e Interpretes de Pernambuco).

 

Em Maio de 2017, após 6 anos de parceria com Roberto Menescal e Luciano Magno, lançou o cd "MPBOSSA. O Lançamento do Projeto foi no Teatro RioMar em Recife. 
Em julho, André Rio seguiu para a Europa com a turnê VIVA PERNAMBUCO em  MPBOSSA.

 

Em dezembro de 2017, gravou no estúdio Central da Música, o cd de frevo “BLOCOS TROÇAS E FOLIÕES”. Lançou o cd em 06/01/18.

 

André Rio foi o  homenageado no carnaval de 2018 por um dos blocos mais importantes do Carnaval pernambucano: O Homem da Meia Noite. Em retribuição compôs um Frevo, em parceria com Rannieri Oliveira, intitulada “ Lá vem o Homem da Meia Noite”.

 

Em Abril de 2018, ganhou o prêmio da Acinpe / de melhor Cd de frevo com Blocos Troças e Foliões.

 

Em julho de 2018, seguiu para a Europa com a décima sétima edição do seu projeto “Viva Pernambuco”.

 

Em 2019, André comemora 25 anos de desfile ininterruptos no maior Bloco do Mundo: Galo da Madrugada.

Site Oficial - André Rio © 2019

  • Facebook - Página Oficial
  • Instagram - Oficial
  • YouTube - Canal Oficial
bottom of page